Notícias

Recrutamento Preditivo: O que é e como funciona essa estratégia

das técnicas que vem revolucionando as áreas de Recursos Humanos (RH) das empresas é o recrutamento preditivo.

Uma das técnicas que vem revolucionando as áreas de Recursos Humanos (RH) das empresas é o recrutamento preditivo. Ele consiste na utilização de dados para escolher os melhores candidatos para as vagas disponíveis na empresa.

Veja neste post o que é, como funciona e quais são as maiores vantagens do recrutamento preditivo!

Recrutamento preditivo está revolucionando as técnicas de Recursos Humanos

O que é recrutamento preditivo?

O recrutamento preditivo utiliza a tecnologia para ter mais precisão durante a avaliação dos candidatos. Ele funciona com base em conceitos de People Analytics e Big Data, coletando e analisando dados para entender melhor como o perfil de cada candidato se adequa aos requisitos e à cultura da empresa.

Por meio do recrutamento preditivo, as empresas conseguem utilizar as informações sobre o candidato para avaliar se há a possibilidade de um bom “match” profissional. Caso isso aconteça e o colaborador realmente seja contratado, as chances de ele desempenhar um bom papel na empresa são muito mais altas.

Como funciona e como usá-lo

Tudo começa com a tecnologia. Para traçar o perfil do candidato e disponibilizar a vaga ao público, é preciso contar com um bom software de RH.

Esse processo até pode ser feito manualmente, porém, se essa for a escolha, é muito mais difícil combinar os perfis dos candidatos e das vagas disponíveis para avaliá-los de maneira estratégica.

O mais recomendado é eliminar os currículos de papel e os processos manuais. O candidato pode preencher informações em um formulário disponível no site da empresa, por exemplo. Esse formulário é o responsável por coletar os dados do candidato e fazer um paralelo entre essas informações e o que é solicitado na vaga.

Boas aplicações que fazem esse trabalho também são capazes de prever comportamentos e avaliar se o candidato se adequa à cultura da empresa de acordo com as suas soft skills

Além de adquirir a tecnologia necessária, é preciso contar com uma equipe preparada e eficiente. O time de RH deve estar apto a utilizar softwares de recrutamento preditivo e entender as melhores formas de atrair candidatos talentosos para os processos de seleção da empresa.

Uma boa forma de fazer isso é com os benefícios flexíveis! Atualmente, os melhores candidatos não buscam apenas bons salários, mas sim um pacote de benefícios que se adeque bem às suas necessidades.

Oferecendo benefícios flexíveis, a empresa consegue dar mais liberdade para que os colaboradores, em conjunto com o RH, decidam quais benefícios desejam receber e dá mais autonomia para que eles decidam como vão utilizá-los.

Principais vantagens para a empresa

Para a empresa, a maior vantagem de utilizar o recrutamento preditivo é o aumento da chance de fazer excelentes contratações. Um candidato avaliado de acordo com suas habilidades técnicas e soft skills, e que também é compatível com a cultura da empresa, na maioria das vezes vai ser a melhor opção para ocupar o cargo.

Além disso, o tempo que o RH leva para fazer os processos de seleção e recrutamento é mais reduzido com a ajuda da tecnologia de coleta e análise de dados. Com isso, a empresa faz contratações mais rápidas, mas com o potencial de que a relação de trabalho seja duradoura e proveitosa para ambas as partes.

Continue no site da Flash para saber mais sobre os benefícios flexíveis!

voltar

Links Úteis